O que é?

Endodontia é uma especialidade destinada ao diagnóstico, tratamento e prevenção das
doenças que atingem a parte interna do dente, a polpa, a raiz e os tecidos periapicais, que envolvem a raiz.
É uma das áreas da odontologia fundamentais para a saúde da boca, principalmente para o sucesso dos tratamentos de reabilitação oral.

Causa doenças?

As causas mais comuns dos problemas que afetam a estrutura interna dos dentes são as cáries profundas ou as fraturas. Nesses casos, as bactérias encontram um caminho livre para contaminarem a polpa e a raiz, causando uma infecção que, caso não seja tratada, pode piorar. O tratamento endodôntico é indicado para pacientes nos quais a cárie chega até a polpa do dente, que acaba comprometendo a raiz.

Como é o tratamento?

O tratamento de canal é feito com a retirada da polpa do dente, tecido encontrado na parte interna desses ossos. A polpa danificada é removida e o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido.

E a dor? Nada de pânico!

A dor é ocasionada pela infecção do dente e, quanto mais tempo o paciente demora na busca do tratamento, maior poderá ser a dor. Mas, a partir do momento que o paciente está anestesiado, o tratamento é totalmente indolor.

_MG_1537_edited.jpg

IEF - Instituto Elton Faco

Seu sorriso começa aqui

Sobre nós

O IEF - Instituto Elton Faco é formado por uma equipe de profissionais especializados em todas as áreas da odontologia, tendo como principal foco oferecer um tratamento diferenciado através de técnicas altamente avançadas, aplicando conhecimentos e tecnologia sofisticada.